MÓDULO APOSENTADORIA

Este módulo, que promoverá um encontro de servidores e magistrados aposentados, tem por objetivo a troca de experiências, a oportunidade de explanarem sobre as etapas que vivenciaram anteriormente à aposentadoria e como foram os meses e anos posteriores. A partir da própria vivência, poderão dar orientações de como lidar com essa transição da melhor forma, sem sofrer grandes impactos psíquicos, físicos, familiares e financeiros.

 

MÓDULO CLÍNICO

Este módulo apresentará informações sobre o processo de envelhecimento, seus aspectos físicos, mentais e sociais, impactos e consequências. Será explanado sobre as doenças mais comuns a esta faixa etária, quais são os sintomas observados mais frequentes, sinais de alarme e medidas preventivas, orientações quanto a exames e avaliações médicas de rotina, exames de que devem ser feitos regularmente, e os que não devem. Irá orientar sobre o calendário recomendado de vacinação do SUS. Abordará sobre prevenção de quedas e outros acidentes, vida sexual, planejamento de aposentadoria, e vivências sobre o fim da vida e a morte.

 

 

MÓDULO PSIQUIATRIA

Nesta fase, ocorrem com maior frequência depressão, transtornos de humor orgânicos relacionados à menopausa, hipotireoidismo, diabetes e uso de medicações diversas, como também, insônia de origem não orgânica. Podem ocorrer quadros de alteração cognitiva secundários e quadros demenciais (Parkinson, Alzheimer e demência vascular).

Este módulo pretende discorrer, ainda, sobre as patologias psiquiátricas mais comuns advindas da justificativa de “estar aposentado”, quais os sintomas mais comuns, a indicação ou não de medicamentos psicotrópicos e modos de prevenção.

 

MÓDULO PSICOLOGIA

Este módulo pretende abordar temas relacionados às reações emocionais que poderão advir com a transição de profissional ativo para inativo. Objetiva informar como e por quê é necessário elaborar o luto da saída do trabalho, o que é a depressão, o que é a solidão, como identificar sintomas de ansiedade e como lidar com conflitos familiares. Pretende esclarecer que juntamente com a aposentadoria, poderão surgir “fugas” do novo cenário estabelecido, com o aumento do uso de bebidas alcoólicas, drogas, remédios e outros, que poderão potencializar sintomas físicos e psíquicos. Procura destacar quais são as perspectivas para os anos que estão por vir ao invocar a reflexão sobre o que se construiu ao longo da vida pessoal, familiar, social e como irá lidar com o efeito dessa produção.

Nesta fase, as prioridades de vida mudam, sendo dirigidas para os cuidados consigo mesmo e com as pessoas queridas. Acima dos 65 anos, constitui-se um período de relaxamento vital, no qual a vida assume um ritmo mais lento e pausado. Supõe um momento de aceitação e integração da experiência de vida.

 

MÓDULO ODONTOLOGIA

Este módulo pretende abordar temas diversos que são relevantes para pessoas acima de cinquenta anos de idade, como:

Ronco e apnéia do sono: são condições de saúde que, quando não tratados, agravam com a idade.

Saúde bucal: Para que a boca funcione bem, a cavidade bucal precisa de saliva. Este líquido tem papel fundamental na prevenção de cáries, na imunidade por conter anticorpos, na limpeza dos dentes e do sulco gengival proporcionando saúde gengival.

Mastigação: recomenda-se avaliação sobre se consegue triturar os alimentos corretamente e posterior recomendação para mastigar muitas vezes e comer sem

pressa. Formando assim o início do bolo alimentar. Acidentes envolvendo aspiração de pedaços de alimentos podem ter consequências graves e às vezes fatais.

Bruxismo: Sabemos, hoje, que o bruxismo está intimamente ligado com hábitos incorretos de deglutição e respiração bucal. Além das placas miorrelaxantes comumente usadas, existem tratamentos mais abrangentes que conseguem proteger de forma mais efetiva a região da ATM (articulação temporomandibular) evitando deslocamento do disco articular e prevenindo as compressões nesta região da face que podem gerar muita dor muscular, enxaquecas e fraturas dentais.

Câncer Bucal: dieta adequada, bons hábitos de vida, autoexame e orientação sobre os malefícios do fumo e álcool, além da visita periódica ao cirurgião-dentista ajudam na detecção precoce e prevenção do câncer.

 

 

MÓDULO NUTRIÇÃO

Este módulo visa orientar e dar suporte nutricional para a manutenção da qualidade de vida e melhora do perfil alimentar preparatório para a senescência, prevenir desgastes fisiológicos e alterações metabólicas e evitar a senilidade. Objetiva estimular a conscientização sobre a importância de uma alimentação equilibrada como estilo de vida, ferramenta para boa saúde, como forma de tratamento e prevenção da necessidade do uso contínuo e exacerbado de medicamentos. Os temas abordados nas orientações e tomados como base para dar suporte nutricional serão:

- Alterações fisiológicas/metabólicas decorrentes do fator idade;

- Estética corporal x idade funcional;

- Nutrição e o sistema neurológico;

- Nutrição e o sistema imunológico (redução da produção e citocinas inflamatórias);

- Nutrição e a composição corporal demanda energética, macro e micronutrientes na prevenção dos processos catabólicos;

- Nutrição para o exercício desde uma simples caminhada até um esporte de maior intensidade.

 

 

MÓDULO EDUCADOR FÍSICO

Este módulo pretende demonstrar a importância da prática de atividades físicas e da manutenção do condicionamento físico para a prevenção de doenças cardiovasculares, ortopédicas e metabólicas, além de demonstrarem, de forma prática e objetiva, quais são as atividades físicas mais indicadas para a faixa etária de quem está em vias de se aposentar.

Também objetiva demonstrar as medidas a serem adotadas para a prevenção de quedas, que são uma causa importante de morbidade e mesmo de mortalidade nesta faixa etária e quais são as posturas e atitudes a serem evitadas, no dia a dia, para a prevenção de lesões.

Praticar exercícios nessa fase é fundamental para conseguir manter a saúde em dia. Os exercícios indicados são aqueles que exercitam o equilíbrio e a força. Musculação, caminhadas diárias, pilates e treinamento funcional são alguns dos exercícios indicados para pessoas na melhor idade. Atividade de resistência é imprescindível, pois ajuda a readquirir a massa magra perdida ao longo dos anos, o que se traduz em independência, autonomia e mais qualidade de vida.

O mais importante é o idoso procurar atividades em que possa conviver com outras pessoas.

 

MÓDULO SERVIÇO SOCIAL

Este módulo pretende assumir o compromisso de intervir nas dificuldades e desafios que os servidores possam vir a enfrentar na fase de aposentadoria, o Serviço Social, através de ações e propostas de inclusão social e exercício de cidadania, irá desempenhar junto a esse público o acolhimento social e orientar aqueles que precisarem. A interferência no âmbito da saúde, nas questões sociais, como acesso ao lazer e atividades que proporcionem o bem-estar, integração e melhores condições de vida, assim como, o estímulo à sua participação na sociedade, são atitudes que podem colaborar para a inclusão social. Desta forma, busca viabilizar o acesso a essas informações e prestar esclarecimentos sobre atividades de cultura, arte e esporte tanto no setor público quanto privado, realizar os encaminhamentos necessários em questões sobre a isenção de Imposto de Renda (para os casos que se enquadram conforme legislação em vigor), além de abordar a aposentadoria por invalidez e por tempo de serviço com suas implicações conforme a Lei Complementar n°233/2021, são serviços que o assistente social pode oferecer durante essa transição. O intuito é, a partir do contato com os servidores e disseminação das informações, contribuir para que o processo de aposentadoria ocorra de uma forma que leve à qualidade de vida dos indivíduos e ao acesso aos seus direitos.

 

MÓDULO LAZER

Com a chegada da aposentadoria e mais tempo livre para cuidar de si, ter diversas atividades de lazer torna-se fundamental para preencher os dias e torná-los agradáveis e bem vividos

Incluir atividades físicas e em grupo nos momentos de lazer é necessário para a manutenção da saúde, tanto física quanto mental.

Nessa fase evidenciam-se também os choques de gerações e para se manter ativo ou ativa, atualizar os conhecimentos de tecnologia é bastante útil, inclusive simplificando as demandas do dia a dia.

Por conta disso, o PREPARAR contará também com orientações tecnológicas.

Além disso, orientações mais relacionadas a cuidados com a saúde e terapia ocupacional também farão parte, visando a uma qualidade de vida integral a todos e todas.

 

Voluntariado

Uma excelente opção de lazer e ocupação do tempo para esse período da vida é o voluntariado.

A falta de tempo, que em muitos períodos se torna a principal justificativa para se afastar dessa importante atividade, pois ajuda a melhorar os relacionamentos e experiências pessoais e profissionais, deixa de existir.

Nesse contexto, até para melhor preencher o dia, se afastar do tédio e reencontrar um sentido para a vida, o voluntariado se apresentar como uma excelente opção.

Isso tudo sem incluir o principal, fazer o bem aos próximos e melhorar a sociedade. Uma das opções de voluntariado, inclusive, é no próprio TJPR. Desta forma, você pode continuar se relacionando, em período reduzido e conforme sua disponibilidade, com os antigos e antigas colegas de trabalho, ou até conhecer novas pessoas e contribuir com outra unidade com a sua experiência e conhecimento.

Por conta de todos os benefício do voluntariado, outras opções, abrangendo todo o estado, podem ser conferidas na página específica.

 

 

MÓDULO EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Aqui, a aposentadoria já não é mais um sonho distante e seu planejamento financeiro deve estar de acordo com isso. Em tese, você entrou na última fase da vida profissional e seus planos para o pós-carreira devem estar definidos. Algumas pessoas terão que compensar o período em que não pouparam com um esforço maior. Outras chegarão à conclusão de que o sonho de ficar em casa terá que ser adiado – sob o risco de não conseguir manter o mesmo padrão de vida. É importante estar consciente das suas escolhas e trabalhar o que ainda for possível para amenizar ou simplesmente aproveitar a nova fase!