O papel da Terapia Ocupacional

Pense no seu dia a dia.

Ele é composto por uma série de atividades que precisam de diferentes ações e habilidades.

Muitas vezes, demandas simples para alguns, como trocar de roupa ou escovar os dentes, pode trazer muita dificuldade para outros, devido a limitações corporais ou problemas de saúde.

Para auxiliar quem tem esse tipo de limitação, existe a Terapia Ocupacional, cujos profissionais buscam ajudar o paciente a realizar as atividades cotidianas, de acordo com seu perfil.

Como atividades abrangidas pela Terapia Ocupacional, estão tarefas de autocuidado (higiene, alimentação e vestuário); produtividade (trabalhar ou estudar); momentos de lazer (esportes, dança e pintura, por exemplo) e atividades sociais em geral.

Para auxiliar a quem tem limitações e proporcionar o melhor aproveitamento da aposentadoria, o Preparar disponibilizará materiais e ações sobre o tema, convidando também profissionais para trazerem orientações práticas e aprofundarem os assuntos.

 

 

Possibilidades variadas

No Preparar traremos regularmente, também, informações sobre diversas opções de lazer, incluindo eventos, viagens, passeios, arte e cultura.

Mantenha-se sempre atento ou atenta aos nossos canais de comunicação e vamos aproveitar essa melhor fase da vida juntos.

 

Voluntariado e ONGs no Paraná

 

Ser voluntário é ser um ator social e um agente de transformação, que presta serviços não remunerados em benefício da comunidade doando seu tempo e conhecimentos para atender às necessidades do próximo ou aos imperativos de uma causa, como às suas próprias motivações pessoais, sejam estas de caráter religioso, cultural, filosófico, político ou moral.

Para os idosos e idosas o trabalho voluntário pode ser encarado como uma ferramenta para o alcance de um envelhecimento ativo e saudável, tanto fisicamente como emocionalmente e socialmente. É uma maneira que o aposentado e aposentada pode encontrar para desenvolver qualquer tipo de atividade, reintegrando-se na sociedade depois do fim de um ciclo e mantendo-se proativo e proativa.

O trabalho voluntário não traz benefícios somente para quem é beneficiado. Quem presta o serviço solidário pode encontrar ali uma fonte de prazer, realizações e projeções pessoais. O aposentado e aposetanda não precisa rigorosamente exercer uma atividade que

tenha domínio ou que já tenha trabalhado na área. No voluntariado pode-se aprimorar um hobbie, desenvolver alguma habilidade ou trabalhar com alguma atividade na qual se identifique.

 

 

Existem várias organizações que contam com o importante auxílio de voluntários para a execução de suas atividades. É importante conhecer as organizações e as atividades desenvolvidas, se elas são compatíveis com a experiência e se adequam ao perfil do(a) candidato(a) a voluntário(a). Algumas organizações interessantes que desenvolvem ótimos trabalhos são:

 

Em Curitiba e região:

· Amiga dos Sonhos: Instituto Amiga dos Sonhos realiza “sonhos” de crianças, jovens, mulheres e idosos de Curitiba e ajuda famílias carentes por meio de diversas campanhas beneficentes.

Quer ser um voluntário? Site: https://amigadossonhos.com.br/voluntariado/

Telefone: (41) 3082-1413

 

· Todas Marias: O instituto Todas Marias tem o objetivo de apoiar mulheres, crianças, adolescentes, lésbicas, gays, travestis, transexuais e a qualquer outra pessoa que viva uma situação de abuso.

Quer ser um voluntário? Site: https://todasmarias.org.br/

 

· Amigo Animal: O instituto Amigo Animal trabalha desde 1997 no resgate, recolhimento, castração, abrigo e doação de cães e gatos das ruas de Curitiba e Região Metropolitana.

Quer ser um voluntário? Site: http://amigoanimal.org.br/voluntariado.aspx

 

· Afece: A Associação Franciscana de Ensino ao Cidadão Especial (Afece) é uma instituição com 50 anos de tradição, que faz a diferença na vida de mais de 225 cidadãos com deficiência de nas áreas da educação, saúde e assistência social de forma 100% Quer ser um voluntário? Site: https://afece.org.br/parceiros/voluntariado/

 

Região de Ponta Grossa:

· Legião da Boa Vontade: A instituição LBV desenvolve programas e projetos socioeducativos que têm como prática um atendimento humanizado e qualitativo, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de cada cidadão.

Quer ser um voluntário? Site: https://www.lbv.org/contato/seja-um-voluntario

 

· Instituto Pegaí: o objetivo da instituição é incentivar o hábito da leitura. Para isso, a proposta é receber a doação de livros e colocá-los à disposição de novos leitores em locais públicos.

Quer ser um voluntário? Site: https://www.pegai.info/voluntarios/

 

Região de Cascavel:

· Centro de Estudos do Menor e Integração à Comunidade: é uma ONG sem fins lucrativos que desenvolve o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, no contraturno escolar para crianças e adolescentes de 06 a 15 anos em situação de vulnerabilidade social.

Quer ser um voluntário? Site: https://cemic.org.br/voluntariado/

 

· Uopeccan: A União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer é um hospital altamente especializado no tratamento do câncer, doenças hepáticas e outras especialidades. O trabalho voluntário além de se dedicar aos pacientes em tratamento também desenvolve campanhas de arrecadação de alimentos, roupas, móveis e eletrodomésticos, utilizados para o suporte dos familiares e dos pacientes

Quer ser um voluntário? Site: https://www.uopeccan.org.br/seja-um-voluntario/

 

Região de Londrina:

 

· Instituto Viver: a ONG atua acolhendo, amparando e apoiando crianças e adolescentes com câncer, e também suas famílias, com amor e dedicação.

Quer ser um voluntário? Site: https://www.ongviver.org.br/seja-um-voluntario

 

· Trilhas do Afeto: É um grupo não governamental, sem fins lucrativos. Atuam com apoio e em parceria com a Vara da Infância e Juventude de Londrina, no Paraná. Sua meta é promover encontros, debates e projetos que incentivem a adoção legal, garantindo a todas as crianças e adolescentes o direito de viver em família, de modo pleno, seguro e feliz.

Quer ser um voluntário? Site: http://trilhasdoafeto.org.br/voluntarios/

 

 

Região de Maringá:

· SOCPAM: A sociedade Protetora dos Animais de Maringá é uma organização não governamental que defende todos as espécies de animais, principalmente cães e gatos. Há diversas formas de ser voluntariado desde ajudar no abrigo a ser um lar temporário.

Quer ser um voluntário? Site: https://www.socpam.org.br/seja-um-colaborador/

 

· Núcleo Papa João XXIII: É uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que desde 1972 é movida pela crença de que uma sociedade mais justa e com mais oportunidade é possível se promovermos o encontro do amor, da solidariedade e do trabalho. Atendem famílias em situação de vulnerabilidade social, oferecendo além de moradia, oficinas culturais para crianças e adolescentes, bem como cursos profissionalizantes de inclusão produtiva, para oportunizar a pessoas de baixa renda a qualificação profissional.

Quer ser um voluntário? Site: http://www.nucleosocial.maringa.br/voluntario/

 

Região de Foz do Iguaçu:

· Um chute para o Futuro: É uma associação civil de caráter educacional, cultural, assistencial e filantrópico para atender crianças e adolescentes em situação de risco.

Quer ser um voluntário? Site: https://umchuteparaofuturo.org.br/seja-um-voluntario/

 

Região do Litoral do Paraná:

· Parceiros do Mar: O Instituto Renata Turra Grechinski (nome fantasia ONG Parceiros do Mar) é uma Entidade de pequeno porte que luta pela delimitação de espaços de pesca e lazer, proteção dos ambientes marinhos e segurança dos frequentadores das regiões litorâneas. A organização promove ações de limpeza das praias, comparece a eventos e conta com projetos socioambientais com a população litorânea.

Quer ser um voluntário? Site: https://parceirosdomar.org/contato/

 

O próprio Tribunal de Justiça pode ser um local para exercer o voluntariado, colocando em prática todo o seu conhecimento e experiência. Mais informações sobre o serviço voluntário podem ser obtidas na página do DGRH.

 

Conhece mais algum local para voluntariado e gostaria de divulgar? Nos repasse a sua sugestão, que ela será incluída no catálogo.